Um despretensioso registo desta aventura nos antípodas…

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fremantle





Quando a 25 de Abril de 1829 o HMS Challenger, comandado pelo capitão Charles Fremantle, atracou na costa australiana do indico para lançar as bases de uma colónia no rio Swan, jamais pensou que a sua cidadezinha fosse das mais interessantes de toda a Austrália Ocidental.

Localizada a apenas 19 quilómetros a sudoeste de Perth, a capital do estado, “Freo” não terá mais de 40 000 habitantes, entre os quais mais de uma centena de portugueses, que se instalaram a partir da década de 50. Fugiram à pobreza e ditadura, dedicando-se essencialmente a actividades ligadas à pesca. Por isso mesmo, alguns dos bons restaurantes da cidade pertencem a lusos, que deram a merecida fama ao bacalhau por estas paragens. O Clube de Portugal, com instalações invejáveis, é o local privilegiado de encontro da comunidade.

Fremantle destaca-se pelos seus belos edifícios do século XIX, exemplarmente conservados. O comércio na “baixa” torna-se assim ainda mais interessante, pois a simpatia e simplicidade dos australianos torna-se mesmo uma das suas principais imagens de marca.

O mercado é considerado um “must”, mas só está aberto de sexta feira a domingo, pelo que é preciso esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário