sábado, 20 de novembro de 2010
ASSALTO
Há uns anos, quando ladeava a CM Porto rumo à Trindade, um toxicodependente abordou-me e, em pleno dia, ameaçou-me com uma seringa. Dizia que estava infectada com HIV e que nem hesitaria em espeta-la no meu braço se não lhe desse dinheiro. Indiferente (ou, talvez, inconsciente) preferi dar-lhe “duas de conversa”. Finalmente, viu que perdia tempo, balbuciou algumas palavras de desagrado e foi embora. Um assalto falhado.
Na Austrália, os assaltos não falham. Pelo menos nos tempos correntes. Indiferente à hora e local. E ninguém bufa. Não adianta. É um facto que nos temos sentido impotentes para preservar a saúde financeira da nossa carteira. Ao contrário do que terá sucedido durante muitos anos, o custo de vida na Austrália (pelo menos na zona de Perth) tornou-se insustentável para um europeu.... do Sul.
Só para citar alguns pequenos exemplos, venham ao supermercado ver o que encontrámos: cerveja de lata (330 ml) a cinco euros, garrafa de água 1,5 litros a dois e meio e o quilo de beringelas e vários outros legumes a rondar os 12 (!!!) euros. Repito, em supermercado.
Um jantar normal num restaurante mediano não fica por menos de 30/40 euros. E, obviamente, sem beber vinho. Obviamente, não estão aqui incluídos as soluções asiáticas ou fast-food.
A seca que assola a região da Western Australia, que já dura há uma década, é o argumento utilizado para tão exorbitantes preços nos legumes. Explica apenas uma parte do problema, pois os preços proibitivos estendem-se a praticamente tudo. E o dólar australiano continua a valorizar. Vamos sofrer...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Quem me dera sofrer como vós... :-)
ResponderEliminarBjs p todos!