Um despretensioso registo desta aventura nos antípodas…

domingo, 31 de outubro de 2010

Contra a crise... viajar, VIAJAAAAAAR!!


Atiraram-nos com a enfadonha saga “PEC”, moeram-nos o juízo com a mexicana novela OE2011. Num assalto perfeito – sei que apenas querem aliviar-me ligeiramente do "fardo" do capitalismo – vão mimar-me com a redução do salário. Incompetentes insatisfeitos, estimulam-me ainda com um doce aumento das taxas de IRS e Segurança Social e abraçam a minha suada carteira com uma maior retenção na fonte. Como se não bastasse, toma lá uns impercetíveis 2% de IVA! O Paraíso… Estou RADIANTE!!

Um cenário idílico destes não podia ser desaproveitado. Mesmo! Por isso, pensei em… GRANDE!! Está-se tão bem em Portugal, mas… antípodas… o que se passará por lá em Novembro e Dezembro? Nada como descobrir pelos meus sentidos…

Como nos pedem que continuemos a estimular a economia, decidi mergulhar neste abismo monetário com sorriso de uma ponta à outra da nuca (além das orelhas). Abrimos os cordões à bolsa e começámos a investir. O problema é que, pelos vistos, estamos a contribuir para o avanço da economia dos outros. Pormenores…

11 a 14 voos é a estimativa final desta viagem. Por isso mesmo, tornava-se uma logística demasiado complicada para recorrermos à nossa eficaz Marta (ML Viagens) para programar esta aventura.

Depois de várias pesquisas, um dia em frente ao pc determinou o trajeto: conciliar o melhor preço com um roteiro pelos destinos que mais queríamos ver. Não nos teremos saído mal. Tendo em conta tudo o que vamos voar, até parece uma bagatela. Uma "pechincha" que, no entanto, não deixa de ser bem dolorosa.

Já faltam pouco mais de 10 dias. A mala e mochila já estão impacientes. Eu ainda não. Mas por pouco tempo…

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DREAM TEAM


A perfeição é inatingível, asseguram, mas a história mostra-nos o contrário. Diz-nos a experiência que há EQUIPAS com sucesso tal que, muito justamente, atingiram a imortalidade. Podemos citar a magia dos U2, o encanto de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em Casablanca, o espetáculo do Barcelona de Cruyff ou até os saudosos ‘bucha e estica’. Tudo “instituições” que garantiram a perpetuidade no subconsciente de várias gerações.

A tripla que, no mínimo, mudará para sempre as sociedades antípodas está de volta!!
Esta ansiada viagem ao outro lado do globo não vai merecer honras de eternidade no Wikipédia, nem terá repercussão nos Media internacionais, mas assinala o regresso ao ativo do “Dream Team”.

Após uma sofrida ausência em 2010, eis que o “estudioso” José Luís volta a “casa” para novas aventuras com os crónicos Rui Batista (‘moi-même’) e Carlos Loureiro.
Dificilmente imagino melhor equipa para uma viagem. AMIGOS que dificilmente se poderiam complementar melhor.

Efusivo, em lenta contagem decrescente até à plenitude, anseio por mais algumas semanas de cumplicidade escritas em memoráveis histórias…

domingo, 24 de outubro de 2010

NÃO HÁ DOIS SEM TRÊS…

Depois da experiência em africatrio.blogspot.com (apenas rabisquei os textos) e africamundial2010eu.blogspot.com (levei com todos os afazeres), enraizou-se-me um bichinho que apenas me dará paz interior se completar três blogues em 12 meses.
Cansativo e trabalhoso umas vezes, “obrigação” inconveniente outras… mas certamente um desafio apaixonante!
Apesar do inegável estímulo, amiguinhos é favor moderar nas expetativas, pois o blogue não é o desígnio da viagem. Assim sendo, relembro os propósitos “maiores” desta aventura:

1 – Uma memória futura para mim mesmo, registando histórias e experiências que a mente vai esquecendo (e já perdi demasiadas). Este blogue é o garante que continuarão vivas em mim.

2 – Sossegar familiares e amigos e mostrar-lhes o que os meus sentidos têm captado. Não haverá tempo para mails pessoais. É a melhor forma de vos ir contando o que se passa deste lado do planeta.

3 – Uns dias com mais cuidado e outros com menos. Não esperem uma obra literária ou palavreado pomposo. Escrevo de uma penada, volto a ler e, se não detetar erros, sigaaaaaaaaaaaaaaaa!!

*** Para já, este texto ainda foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***